QUIBE ASSADO

 

Quibe assado – ou quibe de bandeja, como dizem por aí – é um preparo muito prático e super saudável, mais uma boa dica para o verão. No mesmo preparo, a mistura de carne e grãos é perfeita pra uma dieta balanceada. Pra acompanhar, basta uma saladinha de verdes!

 

Nós fizemos aqui recheado com coalhada seca e um refogadinho de nozes, cebola e hortelã, pra ficar bem na pegada marroquina, mas você pode inventar o seu recheio favorito e fazer à moda da casa. A certeza é que a família e os amigos vão adorar!

 

CORTE

Uma vez que além de frito e assado o quibe é consumido cru, como um steak tartare, o ideal é que seja feito com uma carne magra, pois a gordura crua não é saborosa para consumo. Portanto, o corte mais usado para o quibe é o patinho, que faz parte do traseiro do animal. É uma carne extremamente magra e um pouco mais dura que o coxão mole, o que faz com que seja preferível a este para ser moída.

 

 

INGREDIENTES

1 kg de quibe cru*
1 xícara (chá) de nozes laminadas
1 xícara (chá) de coalhada seca
1 cebola brunoise
½ xícara (chá) de hortelã laminado
Azeite de oliva
Sal a gosto

 

MODO DE PREPARO

Essa receita é perfeita para preparar no dia seguinte em que se faz o quibe cru, melhor maneira de aproveitar o que sobrou e fazer uma versão nova, totalmente diferente.

 

Comece pelo refogadinho de nozes que vai no recheio:

Sue a cebola em um fio de azeite e uma pitada de sal. Junte as nozes e salteie por cerca de 1 minuto. Finalize com o hortelã, desligue.

Para montar o quibe assado é bem simples. Forre o fundo de uma assadeira ou refratário com metade do quibe cru.

Acrescente a coalhada seca, espalhando com uma colher por toda a extensão do quibe. Junte o refogadinho de nozes e espalhe sobre a coalhada seca.

Cubra com o restante da massa. Finalize fazendo desenhos em losângulos com a ajuda de um palito (vão ajudar o azeite a penetrar na massa do quibe). Regue com azeite.

Leve ao forno preaquecido na potência alta (200 °C) por cerca de 15 minutos ou até dourar.

Sirva com hortelã fresca e limão!

Bom apetite!

 

 

 

 

Receita, texto, produção, estilismo culinário e montagem de layouts: Letícia Massula
Revisão: Valéria Pandjiarjian
Fotografias: Trícia Vieira (patinho in natura) e Luis Simione (receita)

Please reload

Postagens em destaque

Salmão Crocante

March 27, 2018

1/10
Please reload

Postagens Recentes

March 27, 2018

March 27, 2018

March 19, 2018